Sobre o autor: Camilo Manfredi

Camilo Manfredi (camilo.manfredi@neogrid.com) é graduado e pós graduando em Engenharia de Produção Elétrica pela FEI - São Bernardo do Campo e cursa pós graduação em Administração pela FGV – São Paulo. Atuou em diferentes projetos de transformação da cadeia de abastecimento em todo o Brasil. Atualmente é Gerente de Projetos em Supply Chain Management na NeoGrid.

A grande maioria das empresas se preocupa e busca sempre um melhor nível de serviço ou fornecimento aos seus clientes. A intensidade de atendimento que nossos estoques permitem oferecer aos consumidores, quanto maior, menos perdas ocorrerão, mas em excesso vai consumir todo o fluxo de caixa em mercadoria parada na prateleira (prejuízos). Entender melhor a necessidade do fluxo de mercadoria esta diretamente proporcional aos custos e consequentemente aos lucros.

O nível de serviço é vital para o desenho e estabelecimento das políticas de estoque, ele representa o quanto é desejado atender os clientes. A estimativa do Custo Total de se manter estoque é fundamental para as decisões de reposição de produtos.

Custo Total = Custo do Excesso + Custo da Falta

Custo da Falta é função de:

  • Venda Média
  • Margem Unitária
  • Risco da Não Venda
  • Outros Custos da Falta

Custo do Excesso é função de:

  • Incerteza das Vendas
  • Custo Unitário do Produto
  • Custos da Manutenção de Estoque (juros, armazenagem, …)

Para que o nível de serviço desejado seja refletido no pulmão do Estoque de Segurança, é utilizada uma regra a partir de uma Curva Normal. A equação da curva normal de Gauss, que é uma curva matemática teórica, baseia-se em dois parâmetros, a média e o desvio-padrão. Esses dois parâmetros definem tanto a curva normal como a população de onde a amostra foi retirada, constitui, portanto os elementos primordiais desse tipo de estatística denominada paramétrica, uma estatística que é assim chamada justamente por basear-se nesses dois parâmetros.

Curva Normal - Gauss

Os percentuais são proporcionalmente relacionados a constantes, que futuramente são utilizadas para o cálculo do Estoque de Segurança, volume de estoque suficiente para absorver as incertezas da demanda.

Relação Percentual x Constante

Existem diferentes formas na cadeia de suprimentos para se calcular o nível de serviço e por isso é fundamental um adequado entendimento das principais maneiras de se medir os indicadores de disponibilidade de produto.

A busca pelo melhor “Nível de Serviço” continua!!!

Comente esse artigo